Deputado

domingo, 27 de março de 2011

Antônio dos Santos afirma que Estado deve superar crise financeira 24/03.

A ida do secretário da Fazenda, João Andrade, à Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Legislativa, foi discutida pelo deputado estadual Antônio dos Santos, que se mostra preocupado com os números apresentados durante a audiência pública. “Os dados mostram que houve queda nas receitas a partir dos cortes de cinquenta bilhões no orçamento (da União)”, frisou.

O parlamentar afirma que a crise financeira chegou e foi embora, mas seus efeitos ainda são sentidos na economia sergipana, no Estado e nos municípios. Antônio dos Santos lembra que a crise atingiu o país inteiro, sem exceções. “Sergipe está com as finanças equilibradas, mas encostado no limite prudencial”.

O orçamento de Sergipe para 2011, observou Antônio dos Santos, não terá um cenário tão favorável e o governo já ordenou um contingenciamento no orçamento. “Haverá uma redução nas despesas para todos os órgãos, para que possam cumprir suas metas fiscais. E no quadro de servidores haverá dificuldades”, prevê o deputado, que destaca o fato de Sergipe contar atualmente com cerca de 50 mil funcionários públicos.

Segundo o parlamentar, o governo terá que ser capaz de garantir investimentos e fazer as correções necessárias, garantindo os reajustes aos servidores. “Terá que fazer os reajustes com equilíbrio”, assegurou. O deputado lembra que o governo precisará formar caixa para garantir a contrapartida em projetos em parceria com a União. “Contrapartidas são necessárias para as obras, para investimentos em Saúde e Educação. Sem contrapartida, não obtém crédito”, advertiu.

Antônio do Santos declarou ainda que na audiência pública de ontem ficou claro que o Estado tem o compromisso de garantir o pagamento dos salários dos novos funcionários e dos servidores que passam para a categoria de inativos. “As contas estão sob controle, mas não será um ano fácil”, destacou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário