Deputado

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Antônio dos Santos defende participação da AL na elaboração da Reforma Política

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) defendeu, na sessão de hoje (27), na Assembleia Legislativa, a participação da Casa no projeto de elaboração da Reforma Política no País. O parlamentar anunciou que, já na próxima semana, os deputados estarão reunidos no sentido que se discuta e elabore uma síntese das propostas do Legislativo sergipano a ser encaminhada ao relator da Comissão Mista da Reforma Política do Congresso Nacional, que está sendo presidida pelo deputado federal Almeida Lima (PMDB).
Falando em Almeida Lima, Antônio dos Santos destacou que, representando a Assembleia de Sergipe, participou semana passada de uma reunião da Comissão de Reforma Política. “A Comissão pretende apresentar seu relatório o quanto antes para atender as reclamações de setores da sociedade. É um tema amplo e que precisa de um debate extenso. O presidente da Comissão, deputado Almeida Lima, tem marcado reuniões em vários Estados. Em Brasília, verifiquei que várias Assembleias do País estão se mobilizando e participando dos debates. Entendo que nós temos que fazer o mesmo em Sergipe”.
Em seguida, Antônio dos Santos disse que “vários ex-governadores participam dos debates e ex-presidentes como Fernando Henrique Cardoso e Lula foram convidados e confirmaram que vão participar da Comissão para dar suas contribuições. Minha sugestão é que façamos a nossa parte, que a gente possa dar uma contribuição, assim como as demais Assembleias Legislativas e que, ao final, a Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais) apresente um relatório único à Comissão da Reforma Política”, disse.
Antônio dos Santos disse ainda que os gastos exorbitantes a cada campanha não são mais compatíveis. “A unificação das eleições vai ajudar muito o Brasil. Entendo que os 24 deputados estaduais eleitos devem ser aqueles mais votados. Esse é um ponto que está sendo fortemente debatido na Comissão de Reforma Política. Outro tema importante é o financiamento público de campanha. Como em outros Estados temos que constituir uma Frente Parlamentar para a Reforma Política. Não sei se a reforma política apresentada atenderá já na eleição de 2012”. Antônio dos Santos defendeu que o relatório seja elaborado até o próximo dia 13, quando a Comissão voltará a se reunir.
Em aparte, o deputado João Daniel (PT) disse que “esse é um tema importante sendo debatido no Brasil e é fundamental que nós na Assembleia estejamos interados. Nós temos um requerimento nosso aprovado convidando o deputado Almeida Lima para expor os temas em discussão na Reforma Política. Há oito dias nós participamos aqui em Aracaju de um grande debate sobre o assunto promovido pelo Diretório Estadual do PT. Participaram vereadores, prefeitos, deputados federais e deputados estaduais. Estive com o presidente Lula, no final do ano passado, e ele disse que a Reforma Política era uma de suas prioridades para o País”. 
Também em aparte, o deputado Capitão Samuel (PSL) disse que “esse é um tema importante que vai interferir no mundo político brasileiro. A Reforma Política não pode ser discutida apenas em uma reunião, mas tem que ser tratada aqui no plenário também. Quando eu vejo alguém defender a lista fechada, por exemplo, sinto que é uma tentativa de tirar do povo o direito de escolher seus representantes. Fico preocupado porque quem vai decidir os candidatos são os donos de partidos”.
A deputada Goretti Reis (DEM) disse ainda que “não pode prevalecer a decisão de um líder político sobre determinada candidatura. É utopia você falar em ideologia partidária hoje em dia. Atualmente a gente vê as pessoas mudando de partido por conveniência. Sou contra a lista fechada e a favor da unificação do processo eleitoral”.
O também deputado Paulinho Filho (PTdoB) disse que a Assembleia Legislativa estava muito bem representada pelo deputado Antônio dos Santos na Comissão da Reforma Política. “Para não falar em lista fechada, estão falando em lista pré-ordenada. Mas é lista fechada mesmo! É para tudo ser decidido dentro de quatro paredes. Isso é uma afronta à democracia. É ditadura!”.
“Historicamente, o eleitor vota no candidato, independente do partido em que ele estiver filiado. Antônio Carlos Franco costumava dizer que não existe número bom ou ruim, mas candidato bom e candidato ruim”, disse, sendo efusivamente contrário ao voto proporcional. “Em 2014 a gente espera que os 24 deputados eleitos sejam aqueles mais votados e o 1º suplente será o 25º mais votado”, completou Paulinho.
Por fim, o deputado Gustinho Ribeiro (PV) disse que também é contrário a lista fechada  porque ela fere o princípio da livre escolha. “Os partidos vão escolher pelo cidadão? Essa Casa é da representação e o povo é quem tem que nos escolher. Apesar de ter sido beneficiado na eleição passada, também sou a favor que os mais votados sejam eleitos porque isso fortalece o parlamento que estará mais representativo. Fui beneficiado, mas como disse o deputado Paulinho, aproveitei as regras do jogo na eleição de 2010. Está de parabéns o Pastor Antônio por trazer para esta Casa um tema bastante importante”, finalizou.

3 comentários:

  1. A Paz do Senhor, Pastor Antonio. Faço parte do Grupo Louvores Ungidos, que possui um projeto de evangelização em locais abertos e de dificil acesso. Gostariamos, se possível, de marcar um horário com o senhor, para conversarmos e apresentarmos o projeto, que esta anexado em nosso site: www.louvoresungidos.wordpress.​com ,no intuito de que possamos desenvolvê-lo melhor e com mais eficiencia no proximo ano. Aguardo uma resposta. No amor de Cristo, Lílian Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Vim fazer-lhe uma visita, e recomendo vivamente que esta Palavra da Verdade nunca se aparte de sua boca, e que os rios do Grande Deus fluam através de seu ser, a graça do Glorioso Jesus brote como um nascente vivo de aguas cristalinas de sua vida para inundar aqueles que sedentos procuram saciar sua sede nos lamaçais deste mundo. Convido a fazer parte de meus amigos na Verdade Que Liberta. Votos de um Feliz Natal e um Ano Novo cheio da graça bendita de Deus. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pastor e Deputado Antonio dos Santos prega a Palavra de Deus hoje na Igreja Sara Nossa Terra SEDE regional Sergipe. Aniversário de Sete anos...Av.Prof.Joaquim Cardoso,1450 Coroa do Meio.Aracaju

    ResponderExcluir